Estrutura - Pontos de Atendimentos (P As) - CDN Brasil |
O telemarketing é termo que vem do inglês e foi criado por Nadji Tehrani em 1982. O telemarketing tem por base a promoção de vendas e serviços via telefone. Mas também abrange a área de cobrança, conhecida como “telecobrança”. O conceito básico de telemarketing está na transmissão de ideias através de forma escrita, falada ou por sinais. O trabalho de telemarketing pode ser realizado seguindo scripts, ou seja, roteiros. Operador de telemarketing.
O mercado de telemarketing no Brasil está se expandindo, gerando muitos novos postos de trabalho e melhora na qualidade do serviço, em todo o território nacional encontramos prestadoras deste serviço, seja para telemarketing ativo ou receptivo. Algumas dessas empresas preocupam-se com a qualificação de seu funcionário, para que este possa melhor servir ao cliente da empresa contratante.
O telemarketing pode ser de dois tipos: O telemarketing receptivo (In Bound), no qual é o cliente, ou possível cliente, quem origina a chamada. O cliente liga para pedir informações ou para efetuar uma compra. No telemarketing receptivo há a convergência entre a qualidade e quantidade, pois além de bem atender o cliente também é necessária abranger a grande demanda. Estes serviços também trazem economia para a empresa e garantir um poder de observação de movimento do mercado consumidor de forma mais próxima e exata. O telemarketing ativo (Out Bound) é aquele no qual os operadores de telemarketing ligam para os clientes ou possíveis clientes da empresa.
A grande diferença entre os dois estilos está na receptividade do cliente, pois no telemarketing receptivo o cliente liga no momento mais conveniente para ele e no tipo de telemarketing ativo o operador deverá realizar uma abordagem persuasiva para conseguir efetuar seus objetivos.
Operadores Telemarketing - CDN Brasil |
Algumas dessas empresas
são Atento Brasil - SP, Telemarketing - Curitiba, Telemarketing
- RJ, CDN Brasil - Pi Conheça o trabalho dessas empresas e assim você
poderá ver por si mesmo a qualidade embutida em seus serviços.
O profissional de telemarketing é chamado de operador de telemarketing. Estes funcionários trabalham em telemarketing Call Center (escritórios especializados
em atendimentos telefônicos) ou SAC
(serviços de atendimento ao consumidor). Trabalham com o auxílio do telefone e
computador. Podem trabalhar em horário parcial ou integral, noite, fins de
semana, turnos rotativos. Seu trabalho inclui o contato diário com pessoas
diferentes.
O trabalho de telemarketing exige do profissional boa dicção para atender
satisfatoriamente o cliente, bons modos ao telefone, cordialidade, paciência,
além de saber trabalhar em equipe. Os serviços de telemarketing tem seus resultados mensurados em equipe, desta forma
todos devem ter uma boa atuação para que haja um bom resultado final.
As principais funções de
um operador de telemarketing são atender o telefone, responder
questões dos clientes pelo telefone, anotar os questionamentos, faz registros
no computador, disponibiliza informações e conselhos, pode também vender
produtos ou serviços, além de fazer um acompanhamento de venda através de
cartas, fax ou e-mail.
Noelia Alves - Assistente RH e Analista de CRM-CDN Brasil |
GESTÃO DE PESSOAS
Os serviços de
telemarketing geram muitos postos de trabalho. As empresas de
telemarketing buscam todos os dias novos funcionários, há sempre
muitas vagas operador de telemarketing. A qualificação dos
operadores de telemarketing pode ser feita através de curso de
telemarketing, algumas vezes oferecidos pelas próprias empresas
contratantes, pois a qualificação é muito importante. Conhecer o trabalho e
atuar bem em conjunto com o computador. Algumas características são importantes
para aqueles que desejam atuar neste setor, por exemplo boa comunicação, saber
ouvir, ter um bom conhecimento dos produtos ou serviços da empresa, ter boas
maneiras ao telefone, ser calmo, trabalhar bem em equipe e ter uma boa dicção.
SUPERVISÃO DE TELEMARKETING
Filipe Wendel - Supervisor de Telemarketing - CDN Brasil |
O supervisor de telemarketing lidera
pessoas e equipes, cobra resultados visando a excelência e
o sucesso das operações, ele deve saber gerir conflitos e gerenciar processos, bem como analizar e controlar planilhas.
O supervisor deve
monitora constantemente ligações para que possa dar feedbacks
com propriedades ao operadores que estão sob sua liderança.
Muitos do supervisores de Call Center já foram operadores de telemarketing o que facilita e muito o
trabalho dos mesmo, pois é quase impossível ser um supervisor nessa área, sem
ter vivido a experiência, na pele, de sua equipe.
Monique Leão - Supervisora de Telemarketing - CDN Brasil |
Juntamente com a equipe o supervisor
deve manter-se motivado para atingir as metas e objetivos da sua operação, assim como gerar rentabilidade para o Call Center.
Também é responsabilidade
do supervisor participar de seleções para adquirir novos colaboradores
para sua operação, pois ele como ninguém conhece o perfil da pessoa que devam
fazer parte da sua equipe.
Muitos argumentam a falta de tempo, mas
um supervisor deve saber administrar seu tempo, dedicando a maioria à sua
equipe.
O operador de Call Center tem grandes chances de fazer carreira no setor, tudo depende, primeiramente, de suas habilidades e desempenho no trabalho.
Fontes: Callcenter.inf.br - Operador de Telemarketing
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