sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PESSOAL PARA A CARREIRA DO LÍDER


Abro espaço, nesta semana, para André Ortiz, professor, palestrante e especialista em marketing. Ele nos enviou um artigo muito interessante, confira:

As estratégias de Marketing são fundamentais para o bom andamento de um negócio, mas ter um marketing pessoal eficiente é um dos fatores determinantes para o sucesso de uma empresa, que é feita por pessoas e relacionamentos. O erro das empresas está em focar as ações somente nas campanhas de marketing, e esquecer o principal, as pessoas.

Sabendo disso, André Ortiz, especialista em Marketing e diretor da consultoria Oficina do Sucesso, deixa cinco dicas de como ter um marketing pessoal que ajude, tanto os líderes, como os liderados a terem uma carreira de sucesso.

Para tanto, André, que também é professor de Marketing da Fundação Getulio Vargas (FGV), explica que os líderes precisam criar uma sintonia com seus liderados para que eles caminhem rumo ao objetivo da empresa, ou seja, a maneira como o líder se comunica com seus liderados também é um fator determinante para o desempenho da sua carreira e, consequentemente, da empresa.

Veja as dicas do especialista: 

Cuidado com a sua comunicação: Ser chefe é diferente de ser líder. Saiba que, delegar responsabilidades requer saber que, antes de mandar, é preciso aprender a obedecer. O chefe manda; já o líder, elogia, reconhece, e quando precisa advertir, conversa em particular com o liderado. O chefe faz a equipe se dissolver, enquanto o líder, motiva para que a equipe coopere por um bem comum.

Cuide da sua postura: Ela inclui a sua aparência no ambiente de trabalho, ou seja, a forma como você se apresenta e a sua linguagem corporal. Atente-se a isso!

Erros de vocabulário: Nossas palavras podem ser determinantes para novos negócios para a empresa. Estude a língua portuguesa, as novas regras da ortografia e outras línguas também. Mas, fale corretamente.

Equipe é diferente de “euquipe”: Substitua o eu por nós. Tenha o espírito de equipe e a consciência que você não terá sempre a resposta para tudo.
Seja humilde: Reconheça que você aprenderá muito com a sua equipe. Não queira saber sobre tudo e apenas mandar. Compartilhe conhecimentos e esteja disposto a aprender.

André Ortiz – Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), é especialista em Marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com MBA em Gestão Comercial e certificação em Programação Neurolonguística (PNL). Hoje, com 26 anos de experiência profissional, é mestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), coautor do livro “Gestão de Marketing no Varejo V”, professor de MBA da FVG e diretor da Oficina do Sucesso (Ievos – Instituto Empresarial de Vendas Oficina do Sucesso).


Dica Liderança


A porta da mudança só abre pelo lado de dentro 

"Ninguém pode persuadir outra pessoa a se modificar. Cada um de nós toma conta da sua porta da mudança, que só pode ser aberta pelo lado de dentro. Não podemos abrir a porta de outra pessoa, seja por meio de argumentos, seja através de pressão emocional". 


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