Especialistas em vendas listam os principais erros de empreendedores durante uma negociação, seja com clientes ou fornecedores.
São Paulo – Donos de pequenas empresas
constantemente se deparam com situações em que é necessário sentar com
um cliente ou fornecedor para chegar a termos que agradem a ambos.
Quando há interesse, há negociação. Um dos principais erros dos empreendedores
é se deixar levar pela ansiedade. “As pessoas querem fechar negócios da
forma mais rápida”, diz Diego Maia, presidente do Grupo CDPV (Centro do
Desenvolvimento do Profissional de Vendas).
Para Mário Rodrigues, diretor do IBVendas, a negociação é um confronto de interesses e acaba deixando desconfortável o empreendedor que não está acostumado com esse tipo de situação. “As pessoas precisam estar atentas desde o primeiro momento e preparar a argumentação”, afirma. Com a ajuda de Maia, Rodrigues e Marcelo Ortega, especialista em vendas, EXAME.com
listou as principais atitudes que devem ser evitadas.
As pessoas passam certos sinais que não devem ser ignorados. O momento
ideal para negociar não é quando o seu interlocutor está com pressa,
verificando o relógio ou o smartphone incessantemente. “Não pode ter
pressa, o bom negociador cria situações melhores para não perder
chances”, explica Ortega.
Não identificar o que o cliente realmente precisa é consequência de uma postura dominadora da conversa. “Quem está vendendo tem que escutar mais”, explica Maia.
Negociar o melhor preço ou prazo mexe com as emoções de qualquer
profissional. Mas, o empreendedor não deve entrar em uma discussão
quando há impasses na conversa. “O que é mais importante: ganhar um
contrato ou ganhar seu ponto de vista?”, questiona Rodrigues. Ele
explica que não é uma disputa de posição porque os dois lados estão em
busca de um acordo.
É comum que os empresários fiquem na defensiva quando são apresentadas objeções sobre o que eles estão propondo. “As pessoas confundem esse sinal, significa que a pessoa ainda está com uma dúvida e precisa ser convencido um pouco mais”, explica Ortega. Para o especialista, o pior não é a objeção, mas quando não há resposta do outro lado.
Negociar requer habilidade, mas a pressa em fechar o negócio deve ser
deixada de lado. “Acaba perdendo lucratividade”, afirma Maia. Ele
explica que entregar a melhor condição, preço ou prazo já na primeira
conversa pode deixar o empresário em desvantagem.
Ortega explica que dúvidas que empreendedores têm como ‘o meu fornecedor não vai me atender nesse prazo’ ou ‘ se eu passar isso para o meu cliente, ele não vai aceitar’, são decorrentes da ansiedade. Nesses momentos, tem que estar preparado para agir com frieza e estar atento ao controle emocional.
Imprevistos acontecem, mas ao estar ciente de que um encontro resultará
em uma negociação, prepare-se. A falta de preparo abre brechas para que
o empreendedor entre em contradição ou acabe se apoiando em dados
vagos.
“Negociar sem identificar qual é o desejo ou a necessidade desse cliente e empurrar qualquer coisa, sem ter informações precisas, não funciona”, completa Maia.
Colocar-se no lugar do outro durante uma negociação é essencial.
“Negociação é sempre um confronto de interesses e as pessoas buscam um
interesse em comum”, afirma Rodrigues.
De acordo com Ortega, essa inversão de foco é necessária porque o empreendedor com habilidade de negociar é aquele que pensa também no que o outro pode ganhar ao fechar o negócio.
FONTE: Exame.com
Para Mário Rodrigues, diretor do IBVendas, a negociação é um confronto de interesses e acaba deixando desconfortável o empreendedor que não está acostumado com esse tipo de situação. “As pessoas precisam estar atentas desde o primeiro momento e preparar a argumentação”, afirma. Com a ajuda de Maia, Rodrigues e Marcelo Ortega, especialista em vendas, EXAME.com
listou as principais atitudes que devem ser evitadas.
1. Negociar com pressa
Não identificar o que o cliente realmente precisa é consequência de uma postura dominadora da conversa. “Quem está vendendo tem que escutar mais”, explica Maia.
2. Agir pela emoção
É comum que os empresários fiquem na defensiva quando são apresentadas objeções sobre o que eles estão propondo. “As pessoas confundem esse sinal, significa que a pessoa ainda está com uma dúvida e precisa ser convencido um pouco mais”, explica Ortega. Para o especialista, o pior não é a objeção, mas quando não há resposta do outro lado.
3. “Entregar” de primeira
Ortega explica que dúvidas que empreendedores têm como ‘o meu fornecedor não vai me atender nesse prazo’ ou ‘ se eu passar isso para o meu cliente, ele não vai aceitar’, são decorrentes da ansiedade. Nesses momentos, tem que estar preparado para agir com frieza e estar atento ao controle emocional.
4. Não ter as informações necessárias
“Negociar sem identificar qual é o desejo ou a necessidade desse cliente e empurrar qualquer coisa, sem ter informações precisas, não funciona”, completa Maia.
5. Só pensar no próprio benefício
De acordo com Ortega, essa inversão de foco é necessária porque o empreendedor com habilidade de negociar é aquele que pensa também no que o outro pode ganhar ao fechar o negócio.
FONTE: Exame.com
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